Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
 Gray, 1840
Família: Dendrocolaptidae
 Gray, 1840
Subfamília: Dendrocolaptinae
 Gray, 1840
Espécie: N. longirostris

Nome Científico

Nasica longirostris
(Vieillot, 1818)

Nome em Inglês

Long-billed Woodcreeper


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Arapaçu-de-bico-comprido

O arapaçu-de-bico-comprido é uma ave passeriforme da família Dendrocolaptidae.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (latim) nasica, nasus = nasal, nariz; e do (latim) longirostre, longirostris = bico longo. ⇒ Ave com nariz ou bico longo.

Características

Mede 35,5 cm de comprimento. Vistoso e inconfundível, com bico branco-marfim, muito longo e quase reto e pescoço longo e fino. Coroa enegrecida com finas estrias ferrugíneo-claras; faixa branca estreita atrás do olho; castanho-ferrugíneo intenso por cima. Garganta bem branca; marrom por baixo, com estrias lanceoladas brancas orladas de preto nos lados do pescoço e do peito.

Subespécies

Não possui subespécies.

Alimentação

Usam o bico como uma pinça para explorar fendas e cascas de árvores, atrás de insetos e artrópodes. Quando capturam presas maiores e mais perigosas, como escorpiões, costumam bater fortemente contra o tronco até matar a presa, antes de engoli-la. A dieta também podem incluir pequenas lagartixas e pererecas, que eventualmente encontrem em bromélias.

Reprodução

Fazem os ninhos em cavidades naturais de troncos ou em buracos abandonados de pica-paus.

Hábitos

Varia de comum a incomum, a meia altura, logo abaixo do dossel e em borda, nas matas de galeria e de várzea; raramente longe d'água. Sozinho ou em casal, com frequência forrageia na macega à beira de lagos, córregos e rios; costuma ser difícil de detectar, exceto pela voz. Em geral não se junta a bandos mistos. Enfia o bico em bromélias e outras epífitas e também em cavidades em árvores. Canto potente e de longo alcance, uma série de assobios queixosos, como “tuooooóu…tuooooóu…tuooooóu…“fácil de reconhecer. Responde a gravações (playback) com vários chamados cacarejados.

Distribuição Geográfica

Referências

Galeria de Fotos